Educação Infantil

A Educação Infantil tem como objetivo o desenvolvimento global da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, com o compromisso em oferecer atividades ao educando, que ampliem as suas experiências e estimulem o seu  interesse pelo processo do conhecimento. Assim, aos poucos, a criança vai desenvolvendo uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente e autoral, confiante em suas capacidades, e percepção de suas limitações.

A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que a criança:

– Desenvolva uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente , com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

– Descubra e conheça progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com a própria saúde e bem estar;

– Estabeleça e amplie cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

– Estabeleça vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;

– Observe e explore o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

– Conheça manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;

– Represente e evoque aspectos diversos da realidade, vividos, conhecidos ou imaginados através da brincadeira e demais formas de expressão;

– Saiba situar-se no universo letrado, demonstrando interesse e empenho na construção do conhecimento.

– Utilize as diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica, corporal, musical, matemática) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos que avance no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

– Utilize a linguagem oral para expressar seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades.

As áreas a serem desenvolvidas neste período:

Socialização; autoconceito; linguagem oral; atividades artísticas; coordenação motora ampla