CURSO DE EXTENSÃO – PROJETOS E CAMINHOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Este curso foi elaborado visando apresentar de que forma a aprendizagem baseada em projetos pode propiciar uma educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da educação para todos. Apresentando diversas estratégias e recursos para a Educação Especial, buscamos soluções para a inclusão escolar, de forma a fortalecer os conhecimentos acerca da Integração Educacional.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Aprenda os fundamentos da Educação Especial e da Inclusão Escolar, através de conceitos, ferramentas e recursos pensados para te habilitar a trabalhar com Necessidades Educativas Especiais e a aprendizagem por projetos.

A QUEM SE DESTINA?

Voltado para profissionais e estudantes da Educação, Psicologia e áreas afins, com ou sem experiência, que queiram expandir seus conhecimentos sobre o tema e aprender novas habilidades e recursos para o trabalho com o público da Educação Especial.

COMO SÃO AS AULAS?

O curso é oferecido de forma 100% online, através de aulas gravadas e material de apoio. As aulas foram elaboradas tendo como base as atuais diretrizes para a Educação Básica no Brasil.
O aluno tem acesso  ao curso por um ano, tendo a possibilidade de realizar o seu plano de estudos em seu próprio ritmo e no conforto de sua casa.

 

MÓDULOS E DISCIPLINAS

MÓDULO 1 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HISTÓRIA E ATUALIDADE

Neste módulo, é feita uma contextualização da Educação no Brasil pela perspectiva da inclusão, através da história e da legislação para a Educação Especial. Além disso, são introduzidos temas importantes para a inclusão, como Aprendizagem Baseada em Projetos e a BNCC.

Disciplinas:

  • História da Educação Especial

Legislação

  • Educação Inclusiva X Integração Escolar

  • A pessoa com deficiência e a vida profissional

  • Aprendizagem através de projetos

  • BNCC: competências socioemocionais e aspectos inclusivos

MÓDULO 2 – ATUANDO NAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

O aluno aprenderá sobre o desenvolvimento da pessoa em idade escolar e os principais transtornos do neurodesenvolvimento. Além disso, são discutidos meios para a intervenção dentro e fora da escola, e a importância do trabalho multidisciplinar e do encaminhamento para os profissionais específicos.

Disciplinas

  • Desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem adulto

  • O uso da medicação pelo aluno: mitos e verdades

  • Problemas ligados aos distúrbios de aprendizagem

  • Psicopedagogia e educação especial

  • Psicomotricidade e o exercício físico nos transtornos do neurodesenvolvimento

  • Descobrindo a integração sensorial

MÓDULO 3 – NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

O objetivo do módulo é estabelecer um diálogo entre a neurociência e a educação, apresentando os fundamentos neurocientíficos do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busca oferecer ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de intervenções pedagógicas positivas, baseadas em estudos atuais da neurociência e da Educação Positiva.

Disciplinas:

  • Neurociência e educação

  • Neuroplasticidade e educação

  • Neuroeducação e aspectos inclusivos

  • O estresse e a aprendizagem

  • Habilidades sociais

  • Educação Positiva

MÓDULO 4 – MEIOS E RECURSOS

No módulo final do curso, são apresentados recursos e exemplos bem-sucedidos de práticas escolares que auxiliam no processo de inclusão e que são grandes aliados para o desenvolvimento integral do estudante. Além disso, este módulo oferece meios para cuidar de quem cuida, o educador.

Disciplinas:

  • Mediação escolar

  • Música e emoções na educação

  • O teatro como forma de expressão e inclusão

  • Práticas escolares e não escolares de incentivo à leitura: Despertando o “Era uma vez”

  • Informática na Educação Especial

  • Práticas e cotidiano na Educação Escolar

  • Esporte como facilitador no processo de inclusão

  • Psicologia Positiva para educadores

  • Práticas meditativas e consciência corporal

Acesse o Site da Construindo Conhecimentos