CURSO DE EXTENSÃO – PROJETOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Construindo Conhecimentos e Colégio Eduardo Guimarães apresentam o curso de extensão “Projetos em Educação Especial”. Compreenda como a utilização de uma aprendizagem através de projetos pode propiciar uma educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da inclusão escolar.

Tópicos abordados

• A inclusão no processo educativo
  • Aprendizagem através de projetos – educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da inclusão escolar
  • Dificuldades de aprendizagem – transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos
  • A diferença entre Educação Inclusiva e Integração Educacional
  • Os fundamentos neurocientíficos que possibilitam desenvolver uma prática pedagógica inclusiva nos ambientes da escola
  • História e a Legislação Brasileira voltada para a Educação Especial
  • Psicologia Positiva como meio para cuidar do professor

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a educação é um direito de toda criança, independentemente de qualquer condição. Quando se trata de um educando com necessidades educativas especiais, os métodos a serem utilizados nas iniciativas pedagógicas são extremamente essenciais, pois são eles que vão possibilitar o êxito no processo de ensino-aprendizagem.

O que você irá estudar

Compreender como a utilização de uma aprendizagem através de projetos pode propiciar uma educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da inclusão escolar, é um dos principais pontos desse curso, formulado em 4 módulos para fortalecer seus conhecimentos acerca da educação integradora. No primeiro módulo, são apresentados os conceitos-chave para a formação e desenvolvimento integral do educando com necessidades educativas especiais (NEEs).

A segunda parte, por sua vez, tem foco nas dificuldades específicas de aprendizagem, dentro dos transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos, e oferecerá meios para uma intervenção sobre estes.

Em seguida, o conteúdo perpassa pelos aspectos da neurociência e seu diálogo com a educação, respaldando o educador com os fundamentos neurocientíficos acerca do processo de ensino-aprendizagem.

No quarto módulo, será abordada a História e a Legislação Brasileira voltada para a Educação Especial, e, serão apresentados recursos para cuidar de quem cuida – o professor, utilizando a Psicologia Positiva como meio.

Áreas de atuação

A pertinência do Curso de Extensão “Projetos Em Educação Especial” é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais, mediadores, alunos de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, interessados no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre os princípios da educação integradora, bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Além disso, o curso também pode ser aproveitado por assistentes sociais, profissionais da área de Direito, saúde, sociologia e RH.

Grade Curricular

Ementas dos módulos

1º MÓDULO – O PROJETO COMO FACILITADOR DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRADORA

Visando à formação e desenvolvimento integral do educando com necessidades educativas especiais (NEEs), o 1º. módulo apresentará conceitos-chave como: inclusão escolar, integração educacional, diversidade e projeto, e como a utilização de uma aprendizagem através de projetos, pode propiciar uma educação com sentido e com propósito, dentro do paradigma da inclusão escolar.

2º MÓDULO – CONHECENDO E ATUANDO NAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

O segundo módulo tratará das dificuldades específicas de aprendizagem, dentro dos transtornos do neurodesenvolvimento e psiquiátricos, e oferecerá meios para uma intervenção sobre estes.

3º MÓDULO – NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

O objetivo desse módulo é estabelecer um diálogo entre a neurociência e a educação, respaldando o educador com os fundamentos neurocientíficos acerca do processo de ensino-aprendizagem que, certamente, influenciam diretamente no sucesso ou fracasso de algumas iniciativas pedagógicas.

4º MÓDULO – HISTÓRIA, LEGISLAÇÃO, MEIOS E RECURSOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esse módulo vai abordar a História e a Legislação Brasileira voltada para a Educação Especial, e, nos apresentará recursos para cuidar de quem cuida – o professor, utilizando a Psicologia Positiva como meio. Ainda serão apresentadas outras estratégias para lidar com essa clientela.

As aulas serão ministradas às segundas-feiras, das 18:00 às 21:15

O valor mensal será de R$190,00

Data de início: *adiado por tempo indeterminado*