O que é a IESGM?

A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL SOLANGE GUIMARÃES MUSSI – IESGM (reconhecida de Utilidade Pública Federal, através do Decreto nº 92343/86, de 28/01/86, de Utilidade Pública Estadual, conforme Processo E-06/11518/92 e o disposto no Decreto nº 18.862, de 27 de julho de 1993 e no Decreto Lei nº 179, de 09 de julho de 1975, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, conforme Processo nº 28990.017841/95-12, de 26/06/1996), CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, registro nº 0413/01 – Processo nº 08/00993/00 – D.O. de 05/03/2001, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Registro nº 06/2007 com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, Processo nº 44006.003035/2001-13 – D.O. de 12/05/2004, foi criada em homenagem à Professora Solange Guimarães Mussi, falecida em 1985, diretora do Colégio Eduardo Guimarães, pioneiro na prática da educação inclusiva.

Em 1969, cinco jovens senhoras fundaram no bairro do Jardim Botânico, um Centro Recreativo de Desenvolvimento Infantil – Mundo da Criança, no intuito de atender crianças e adolescentes, oferecendo atividades criadoras, culturais e esportivas, por hora, num projeto intitulado de “Guarderia” (inspirado na Guarderia mexicana);

O objetivo era prestar um serviço à comunidade, principalmente às mães que trabalhando fora, não tinham com quem deixar seus filhos.

A Guarderia recebia crianças e adolescentes com ou sem dificuldades que conviviam em plena harmonia. Essa prática inclusiva, apesar de não ser na época conhecida no Brasil e, por isso, somos considerados um dos precursores, era realidade em alguns países da Europa. Seguíamos o modelo de Maude Manoni (França), inspirados no seu livro Educação Impossível.
Em 1970, o Centro Recreativo de Desenvolvimento Infantil, passou a atender crianças em nível de pré – escola e, posteriormente de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens Adultos, tornando-se uma escola regular, Colégio Eduardo Guimarães, sob a perspectiva da inclusão.

Em 1985, com a perda da Professora Solange, seus seguidores criaram a IESGM – Instituição Educacional Solange Guimarães Mussi, no intuito de perpetuar e ampliar o trabalho do EG inserindo cursos de caráter profissionalizante, vislumbrando a inserção de seus alunos portadores de necessidades educativas especiais no mercado de trabalho.

A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL SOLANGE GUIMARÃES MUSSI – IESGM é atualmente, uma entidade cuja filosofia se propõe a atender crianças, adolescentes e adultos com necessidades educativas especiais, ou seja, que apresentam problemas nas áreas: neurológica, psicomotora, cognitiva, física e/ou emocional, visando principalmente a sua inclusão social. Trabalha a aprendizagem daqueles que, pelas suas defasagens ou patologias apresentadas, não podem freqüentar (definitiva ou temporariamente) o sistema regular de ensino. A esses alunos atende individualmente ou em pequenos grupos, concedendo-lhes bolsas de estudos tanto na IESGM quanto no EG (quando necessário), visando à socialização, observando a aptidão de cada um sem, no entanto, deixar de levar em consideração o ritmo e a individualidade.

Oferece cursos profissionalizantes de: Artesanato, Culinária, Informática, Serigrafia (Silk Scren), Reciclagem e Massoterapia.
Atende alunos sócio-economicamente carentes das comunidades do entorno, oferecendo-lhes estudos e material escolar.

Casos exitosos de inclusão na sociedade, no mercado de trabalho e exercício da cidadania superam preconceitos e crenças discriminatórias.

Durante os anos de nossa existência ampliamos nossos horizontes, sem, contudo deixar de ser uma Instituição caracterizadamente acolhedora.

Hoje, filiados ao Programa PEA/UNESCO (Programa das Escolas Associadas a UNESCO), nos abrimos aos Projetos que são totalmente voltados para a Paz, para a fraternidade, a compreensão o amor e o respeito ao próximo.

Concluindo, nossa missão é: Instituição democrática que inclui e integra, investindo numa mudança de olhar em relação à diversidade, da superação de preconceitos e de crenças discriminatórias.