Professor também estuda!

Professor também estuda!

A rapidez com que as investigações da ciência relacionadas à educação têm sido feitas e divulgadas, obriga qualquer escola e a todos os profissionais da pedagogia a um compromisso com sua formação continuada.

Em função desse compromisso, o EG procura sempre proporcionar momentos de formação continuada, com o intuito de contribuir para a formação de nossos professores, com competências necessárias para os novos anseios da educação.

Sendo assim, mesmo antes de fecharmos o ano de 2016, reunimos a equipe docente para uma imersão e montagem do Projeto Político Pedagógico do ano seguinte, que consolida informações e procedimentos para os docentes, juntamente com os conteúdos eleitos pela comunidade científica, como também as demandas contextuais das salas de aula.

Sabemos que o profissional do ensino, com a entrada das tecnologias, não é mais somente aquele que informa, pois tal função agora, é feita com rapidez e certa exatidão por meio do computador. Se a prática didática não é mais a mera informação, qual a verdadeira função dos docentes? O computador fornece a informação, mas é o professor que faz a mediação, oferece sentido aos conteúdos e ensina para a aplicação social com ética, a partir de valores que humanizam.

Para tal prática, faz-se necessário uma formação teórica e prática abrangente, capacitando-os para atuarem como formadores: professores que eduquem para o saber fazer, que eduquem para o amor objetivando a retomada das atitudes altruístas que se dão a partir do amor gratuito ao outro; portando-se como um líder que propõe o trabalho em equipe, onde os conhecimentos prévios dos estudantes são aproveitados na perspectiva da ressignificação do ato de aprender; utilizando as atividades avaliativas para autorreflexão de suas práticas pedagógicas; que ministre suas aulas sem perder de vista a interdisciplinaridade.

Iniciamos o ano então, estudando. Fizemos uma “Semana de Formação Continuada”, promovendo palestras, debates, workshops, construções grupais de formas de atuação, trabalhando as nossas emoções, visando uma equipe coesa e afinada para a prática de uma educação inclusiva inovadora e consistente.

Texto escrito pela nossa diretora, Maria Aparecida Mussi

Recent Posts
17202784_10208527350076351_3554701388770705483_nIMG_20170322_163311548